quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O que Deus une a religião separa


"Ter um piano em casa não te faz ser um pianista, assim como ir à igreja não faz de você um cristão!"

Essa frase, desde que a vi pela primeira vez, sempre me faz repensar muitas coisas no meu modo de viver e, principalmente, no meu modo de me relacionar com a religião.

A gente vê de tudo. Os que confiam plenamente na ilusão de que quem vai à igreja tem uma vida íntegra, com ações corretas em todo o tempo e os que acham que por irem à igreja são donos da verdade e somente eles e os membros de sua denominação religiosa irão atingir a salvação - os que fazem parte do segundo exemplo são os mais perigosos.

Para começar perceba que eu usei o termo "denominação religiosa", não poderia dizer "igreja", porque a significação dada pela bíblia para igreja não é a mesma dada a templo ou religião. Segundo Cristo, todos aqueles que o amam e seguem seus ensinamentos são parte da igreja, criação Divina para unir em amor seus filhos. Já a religião, é uma criação humana, que mais serve para dividir do que aproximar.

Ser igreja é: independente dos seus erros e dos erros dos próximos, agir em amor e com amor. É ser santo! E ao contrário do que pensam, santo não é o ser perfeito sem pecados, santo significa separado por Cristo, isto é, ninguém precisa ser perfeito e não errar, mas em Cristo buscar se redimir e não voltar aos mesmos erros anteriores ao conhecimento da verdade (a palavra de Deus).

Ser religioso é: seguir as regras dadas por sua religião e excluir todo aquele que não vive da mesma maneira que você.

As pessoas caem no erro de serem religiosas, sendo ignorantes o suficiente para acreditar que somente as regras aceitas pela religião estão corretas, excluindo, julgando e sendo injustas com qualquer um fora disso. Assim, se esquecem do básico: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a si mesmo (Mateus 22:36-40).

Eu creio que o princípio básico do amor faz com que nos tornemos pessoas melhores, em que "as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17). Isto é igreja: "onde se reunirem dois ou três em Meu nome, ali Eu estarei" (Mateus 18:20).

E o princípio básico da religião sempre foi dividir aqueles que aceitam as regras impostas e os que não aceitam. Se não fosse isso: não teríamos tantas religiões por ai, a cada esquina.

Assim, vejo pessoas seguindo religiosamente algumas regras, indo aos templos religiosos e participando de tudo o que podem para se dizerem cristãos, mas não são capazes de amar a Deus sobre TODAS as coisas - sobre egoísmos, orgulhos, ambições, etc. E muito menos capazes de amar ao próximo como a si mesmo - a ponto de deixar de lado suas vontades para o bem do próximo. Não é a toa que Jesus uma vez disse: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? E em Teu nome não expulsamos demônios? E em Teu nome não fizemos muitas maravilhas? Eu então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." (Mateus 7:21-23).

Forte, mas real!

Ir a igreja não faz de ninguém cristão e seguir regras dadas por homens religiosos não faz de ninguém perfeitos. Estamos todos sujeitos ao erro, mas pela misericórdia de Deus também estamos todos sujeitos ao perdão e a chance de um renovo.

Mais de Deus e menos religião!

3 comentários:

  1. Quando defendermos a espiritualidade sem religiosidade estaremos
    nos esquecendo que somos seres sociais, que nunca sobrevivem isoladamente.

    Portanto, a religiosidade faz parte da nossa sociabilidade,
    e não tem como eliminá-la, por mais ateus que pensarmos ser.

    O que precisamos é de diálogo para compreender a nossa espiritualidade
    tanto no sentido do eu para o outro como vice-versa.

    E a liberdade de diálogo está em nossa cultura,
    que é apropriado por outros com leis, etc ...
    sempre com interesses particulares, que resultam em lutas e divisões cada vez maiores.

    O importante é agirmos gradualmente no sentido de esclarecer, fortalecer
    e valorizar as diferenças, ao invés de eliminá-las.
    Neste processo, surgem automaticamente as semelhanças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que você está querendo dizer indiretamente que é que a "Religião" é um grupo social, e como tal você quer dizer que faz parte da sociedade, o que mostra e comprova com as suas próprias palavras que a religião não vem de Deus, mas dos homens!

      Excluir
  2. Qdo cresci e cheguei a maturidade passei a ver a denominação religiosa como uma associação onde pessoas se relacionam num só propósito que é a fé em Cristo desfrutando nesse ajuntamento expressar gratidão a Deus , ali cultuar e adorar engrandecer o seu nome é convidando outras pessoas a se associar àquela instituição . Sendo que não seria essa a única maneira para o ato. No mundo as pessoas curtem em casa suas músicas seculares , mas tem necessidade de reunir em bares e clubes para curtir momentos com mais pessoas . Temos essa necessidade de viver em grupos , necessidade de pessoas ao nosso redor. Vida espiritual é viver todas as formas onde Cristo pode ser visto em nós . A religião e uma das formas onde podemos demonstrar o viver uma vida crista, sendo que nem todos que frequentam instituição religiosa são cristãos.

    ResponderExcluir