quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Ano novo para o superman começar a ser herói

Mais um ano começou.

Acho engraçado como a promessa de um renovo da vida afeta tanto as pessoas (confesso que até a mim). Por que não tomar aquela decisão importante no meio de abril, julho, outubro? A espera de um novo ano para decisões importantes acaba se tornando um clichê, mas creio que Freud explique, eu não! Meu palpite é que tenha a mesma motivação das dietas terem início na segunda-feira, e como as promessas de fim de ano: duram uns 2 ou 3 dias.

Ficamos angustiados ali nos últimos dois meses do ano pensando: ano que vem eu vou escolher um amor pra vida toda, terei um novo emprego, farei mais exercícios físicos, não ficarei de exame na faculdade, não farei dívidas, enfim, coisas que achamos que podemos fazer para melhorar nossa vida e atingir um nível imutável de felicidade. Mas, por que não podemos repensar nossas vidas todos os dias do ano? Não podemos tomar atitudes para um bem estar próprio e de quem nos rodeia a cada dia?

Precisamos de um RESTART.

Aquela sensação de “caramba, acho que não peguei todas as estrelinhas dessa fase do jogo, vou reiniciar e fazer direito agora”. Engraçado se não fosse trágico.


Fico pensando em como somos tristes por depender de um ano novo para tentar ser feliz. E se você perder o controle da sua vida na primeira semana de janeiro? Vai precisar de uns 360 dias para planejar como erguer a cabeça e tentar de novo? Triste!

Somos seres humanos, somos egoístas e somos eternas crianças. Não podemos ter apenas uma chance no ano de fazer escolhas e tentar cumpri-las.


Creio que as pessoas ficariam menos desesperadas se trilhassem um caminho de esperança e felicidade todos os dias, sem acompanhar o calendário. E aceitassem a imperfeição humana para tentar melhorar a si mesmo. Chega de adiar a vida para depois, porque o depois pode não chegar.

Há uma música da banda Fruto Sagrado que diz:

“Nessas horas que eu me lembro que o sofrimento é um megafone, é Deus pra mim gritando que eu não sou o super-homem, que eu sou de carne e osso, que eu vou passar sufoco. Vou fazer o quê? Não vou esconder meu choro! Às vezes é mais fácil fingir, eu sei. Fazer de conta que está tudo bem, que está tudo zen. Disfarçar que não tem nada dando errado, mas eu não sou o superman”.

Esse trecho resume o árduo peso de termos que sempre estar bem, sem erros. Com tempo e hora marcada para poder mudar, tornar as coisas diferentes, mais leves. Fazer a tal listinha de ano novo.

Pessoas respondendo "está tudo bem", quando no fundo de seus corações esperam algo novo para tornar essa resposta verdadeira. Se agarram a cor de roupa na virada do ano, a desejos profundos que poderiam ter sido buscado há muito tempo, sem aguardar os fogos da meia noite.

Nada mais a declarar sobre as correntes desse mundo robotizado.

Só sei que eu estou começando meu ano no dia 08 de janeiro, porque eu não preciso de um dia primeiro ou uma segunda-feira para decidir que posso tentar atualizar meu blog com mais frequência.

Feliz 2014, abençoado por Deus, para todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário