terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Liberdade de expressão e a reação dos tolos

(Clique aqui para ver o vídeo)
Não é novidade que o canal de humor no YouTube, Porta dos Fundos, sempre acaba gerando polêmicas com as piadas críticas que eles expressam em alguns vídeos, mas agora o ator e humorista Fábio Porchat está sofrendo ameaças de um blog chamado "Blog do Soldado", página não oficial de apoio à PM do Rio em virtude de um vídeo que critica a corrupção dentro da corporação, segundo matéria no globo.com.

Eu creio que gente corrupta tenha em todas as áreas da nossa sociedade e já acompanhei alguns vídeos de crítica aos profissionais mais expostos à corrupção (religiosos, políticos, advogados e PMs) no canal Porta dos Fundos, mas foram poucos os que incomodaram a esse ponto.

Tenho a leve impressão que as pessoas só se incomodam a ponto de ameaçar a vida de alguém quando a carapuça lhe serve - quando a piada deixa de ser piada para servir de denúncia para os que praticam certos desvios éticos!

O engraçado é que a liberdade de expressão é um direito do cidadão brasileiro, mas ninguém sabe usar sem gerar baixaria. Alguém sempre perde a razão dos argumentos quando desce o nível para a agressão. E é onde mora o perigo da liberdade de expressão: os ignorantes.

Porque, parando para analisar, ambos estão usufruindo do direito: o vídeo mostra a opinião com os que não exercem a profissão de forma ética e os "incomodados" mostram que são éticos com atentados à vida do humorista (é de se analisar)!

Aí vale repensar que quem tem argumentos usa a inteligência para criticar e quem só tem a força... usa ameaças.

O exemplo vale para todos e não só para humoristas e os profissionais mais visados!

Somos livres para expressarmos o que pensamos e sentimos, mas poucos sabem fazer isso e ouvir as opiniões contrárias em resposta (está ai o FaceBook para provar essa falta de sabedoria na hora de expôr ideias).

Como em manifestações: quem tem argumentos e sabe exercer a liberdade de expressão, escreve textos, vão às ruas em paz, sem danificar nenhum patrimônio público ou colocar em risco a vida de quem quer que seja. Agora, os ignorantes, vão para as ruas armados, apedrejam, queimam e soltam rojões em cidadãos de bem, que estavam ali à trabalho. Isso acontece justamente porque alguns não buscam uma sociedade melhor, apenas querem uma oportunidade de quebrar, roubar e matar - e geralmente estão à mando de alguém "maior"!

Perdemos a força dos argumentos, partimos para o uso do poder.

"Critique um sábio e ele se tornará mais sábio, critique um tolo e ele se tornará seu inimigo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário