terça-feira, 20 de maio de 2014

Sobre ser diferente: só funciona com respeito

Sinto que vivo em uma sociedade de chatos. Diversas vezes paro para questionar por que estamos ficando assim cada vez mais cedo? Intolerantes! Percebo que está cada vez mais difícil expressar opiniões divergentes sem que haja rixas desnecessárias.

Esses dias um professor me perguntou se como cristã eu me importava com as brincadeiras que às vezes ele faz sobre religião e a resposta de que não me incomodo foi verdadeira.

Primeiro, porque esse professor nunca faltou com o respeito necessário comigo como pessoa. Segundo, porque ele nunca tentou impor ou dizer que minhas escolhas são erradas, apenas expõe o que pensa de forma sátira e nunca me impediu de expressar o que acredito e, assim, fica viável uma discussão construtiva sobre opiniões diversas de maneira respeitosa. E por último, porque não sou hipócrita em defender que não há motivos para ele criar boas piadas com muitos religiosos por aí.

O que acontece que é as pessoas confundem "ter direitos iguais" com "ter opiniões iguais".

Infelizmente, vejo que um religioso fazendo piada sobre religião, ou um negro fazendo piada com negro, ou um gordo fazendo piada com gordo, etc, não causam tanto impacto quando é o oposto falando do outro.

Enfim, vejo que a sociedade criou alguns tabus que criaram seres humanos cada vez mais intolerantes com as opiniões contrárias, sem perceber que o problema não é ser cristão, budista, ateu, homo ou hétero, o problema é querer respeito sem saber respeitar o próximo.

Esses dias um amigo negro brincou comigo que com um pouco mais de sol eu "passo para o lado dele da força" (fazendo menção ao "lado negro da força" de Star Wars), rimos juntos e nada me pareceu motivo que nos impedisse de sermos amigos e respeitarmos um ao outro. Mas alguns seres chatos poderiam me taxar de racista se a mesma brincadeira que ele fez fosse feita por mim, que, aliás, não sou nem preta nem branca, assim como 99,9% dos brasileiros (um palpite meu). Mais um motivo para o preconceito ser algo estúpido no Brasil. "Tamo junto e misturado".

Acho triste não conseguirmos ter senso de humor com as diferenças e não termos respeito com outras ideias. Acho triste o amor pelo próximo ser deixado de lado por causa de opiniões contrárias. 

Sem mais delongas, agradeço aos meus amigos ao meu redor que têm opiniões, escolhas e estereótipos contrários aos meus, que sabem ouvir e falar com respeito, assim não me sinto convivendo com robôs iguais e consigo ter boas discussões para acrescentar valor à minha vida.

Chega de chatice por intolerância ou ignorância né? Já passou a idade média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário