segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Figurinhas Ilusórias

  Quando eu era criança, o que não faz muito tempo, eu adorava aquelas figurinhas que quando a gente mexia aparecia outra imagem. Era divertido, um mistério que eu amava. Ah, que ironia do destino. Hoje as figurinhas ilusórias que eu conheço não são mais um mistério, são totalmente previsíveis, e eu não gosto delas nenhum pouco. Figurinhas inventadas por pessoas que acham que podem nos manipular. Lindas figurinhas que querem governar nosso lindo país das maravilhas.
   Hoje tudo é lindo, ninguém tem ambição, só querem o bem do povo, os quatro últimos anos foram maravilhosos e o adversário é o único que tem o passado sujo. E quem nunca foi corrupto que atire a primeira pedra! Mas pense bem que corrupção não é só mensalão ou dinheiro na cueca hein?!
   Crescemos comprando figurinhas de duas faces por diversão, e agora divertem-se com suas tantas faces que querem que compremos como uma única, pois, afinal, ninguém questiona mais nada mesmo.
   Abusam da nossa capacidade de entendimento, abusam da ignorância de muitos, e montam em cima de nós que somos cegos e conformados com a ilusão que nos fazem comprar. Parece que testam a capacidade que eles tem de pegar um zé ninguém ou um zé aparentemente alguém para transforma-los em salvadores da pátria amada mãe gentil. Que ilusão. Escondem tudo que eles são, transformam em quem melhor iludirá a massa e nos fazem engolir tudo como aquele remédio ruim que no final melhora um pouquinho. Porque, afinal, melhor do que tá não fica né? Então nos servem dois pratos estragados e nos fazem escolher o menos pior (ou o que consegue falar mais mal do outro). E o que a gente faz? Nada. Simplesmente fechamos os olhos e apontamos em qualquer direção, ou quem sabe, até deixamos que escolham por nós mais uma vez.
   E onde estão as propostas do governo? Quais são as bases ideológicas do partido? Ok, é isso que está nos oferecendo? Certo, de que forma isso será feito? Alguém já realmente planejou isso? Ou só querem que a gente engula sem questionar?
   Esse país só vai melhorar quando as figurinhas não forem ilusórias, quando houver apenas uma face e que ela seja transparente o suficiente pra que possamos questionar e obter respostas. Só vai melhorar quando buscarmos entender o que nos oferecem e avaliar com os olhos abertos de quem não se acomoda mais ao menos pior. Ou não faça nada, mas como diz nosso querido Chico Buarque: 'apesar de você amanhã há de ser outro dia.'

Nenhum comentário:

Postar um comentário