sexta-feira, 25 de abril de 2014

A espera pelo fim da semana

Certa vez ouvi dizer que a maior prova de que você não está vivendo sua vida da maneira como você planejou é quando você passa seus dias contando as horas para o final de semana. E se isso está acontecendo com você, você deve imediatamente mudar algo na sua vida.

Acho válida a afirmação, afinal, se você está feliz com seu cotidiano, todo dia é bom e final de semana é apenas uma pausa na sua rotina e não uma esperança de vida. Entretanto, fico pensando: será mesmo que é preciso viver o cotidiano da maneira como você sempre planejou para realmente ser feliz? Ou o que é preciso mudar? Sua maneira de viver a vida ou de ver a vida?

É um peso grande a satisfação plena estar relacionada aos seus planos serem cumpridos em todos os mínimos detalhes e vírgulas. Afinal, a vida foge ao nosso controle, não tem como fugir aos imprevistos, que, obviamente, você não conseguiu e jamais conseguirá prever nos seus planos.

Quanto à comemoração de todas as sextas-feiras: penso que se você é uma pessoa insatisfeita com a sua vida durante a semana, provavelmente, será uma pessoa igualmente frustrada nos finais de semana. Infelizmente, eles não são a salvação dos seus dias "levados às coxas".

Penso que o ser humano poderia ser menos frustrado se amasse o que faz em vez de fazer o que ama. E apesar de parecer a mesma coisa, há um detalhe na forma como você encara a vida, que a ordem dos fatores alterará o produto. É como ver o copo meio cheio em vez de meio vazio, a mudança é muito mais no seu interior do que no exterior.

Afinal, o que é mais fácil? Dar o seu melhor onde você está inserido e sentir-se satisfeito por conseguir fazer algo bom ou fazer planos que somente te satisfarão se cada vírgula estiver no lugar?

Sinceramente, não creio que a vida seja tão objetiva para que tudo conspire a favor de todas as vírgulas planejadas, nunca seremos bons o suficiente para prever exatamente como o futuro se dará. Por mais perto que possamos chegar dos nossos objetivos, muitas coisas fogem do nosso controle e as formas de chegar a esse tal objetivo de vida com certeza serão variadas.

E claro que não sou contra fazer planos e tentar cumpri-los. Sonhos são necessários e nos ajudam a dar nosso melhor e buscar sermos pessoas melhores, mas a nossa felicidade não pode existir somente quando esses planos são cumpridos, até porque se algo mudar seu rumo, você deve mudar junto os planos em vez de cair em depressão.

A conclusão que quero compartilhar com vocês, entretanto, é que é realmente triste passar seus dias comemorando a chegada do final de semana e depois você ficar em casa reclamando da sua vida, comendo bolo e assistindo televisão. Vejo que essa sensação de conquistas, principalmente, quando são materiais, ao serem conquistadas, trazem muito mais frustração, porque a pessoa chega lá e a sensação de algo faltando não vai embora.

Gosto de acreditar que a felicidade é o caminho e não o objetivo, é a forma como você encara a vida e não o "chegar lá" dos seus planos.

Se possível, busque fazer aquilo que você ama, mas enquanto isso, faça com amor tudo aquilo que já está ao seu alcance. E, assim, a espera pelo final de semana não vai doer tanto, assim como o fim dele. E, dessa maneira, também ficará mais fácil você não passar por esse mundo sem fazer diferença alguma na vida de alguém, ou de terminar sua vida como uma pessoa que não conquistou nada.

E viva os sonhos e a simplicidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário