domingo, 27 de novembro de 2011

Solidariedade

     Solidariedade. No dicionário seus significados são: Qualidade de solidário; Estado ou condição de duas ou mais pessoas que repartem entre si igualmente as responsabilidades de uma ação; Mutualidade de interesses e deveres; Laço ou ligação mútua entre duas ou muitas coisas dependentes umas das outras; Compromisso pelo qual as pessoas se obrigam umas pelas outras e cada uma delas por todas. Entretanto, o efeito do significado dessa palavra vai além do dicionário.
     Seu significado? AÇÃO.
     O agir a partir dessa palavra parece-me mais forte e palpável aos sentimentos abstratos das quais essa palavra anseia. É a velha história de que nada adianta o falar sem o fazer e nada adianta o fazer sem o sentir.
      A solidariedade trás benefícios tanto a quem dá quanto a quem recebe. A gratidão ligada diretamente à satisfação. Com o coração. Sim, com o coração! Nesse caso, valerá muito mais a intenção do que a própria ação. De nada adianta o fazer para que os outros vejam, para vencer uma campanha, para sua própria glória. De nada adianta, pois a palavra solidariedade “pede”, até mesmo no dicionário, que seja um laço ou ligação mútua entre duas ou muitas coisas dependentes umas das outras. DEPENDENTES.
     É no momento de tragédias e apuros que vemos o ser humano sendo humano. Parece óbvio, mas não há nada mais humano do que a solidariedade e, infelizmente, o ser humano tem sido menos humano a cada dia que passa.
     As pessoas correm, nas ruas não olham pra quem dorme nelas. Não há tempo! O relógio corre e tempo é dinheiro!
     Porém, não paramos, nunca. Não paramos para pensar, não paramos para sentir. Enquanto nossa luta contra o tempo é em busca por dinheiro e status, muitos lutam segundo por segundo para simplesmente manterem-se vivos de barriga vazia e sem o conforto de suas casas ao final do dia.
     Um sinônimo para solidariedade além de ação? AMOR! Amor ao próximo, como a ti mesmo. Parece difícil, nos amamos demais, sentimos pena de nós mesmos e isso já é forte suficiente para encontrar mais para o próximo.
     Outro sinônimo: DESAPEGO. O desapego a coisas materiais em prol do próximo. Pense! Pense em tudo o que tem, agora pense se realmente tudo o que tem lhe é necessário ou vaidade. Alias, vaidade parece-me antagônica à palavra solidariedade. Agora pense outra vez! Pense em tudo o que muitos não têm e pense se o que não lhe é necessário pode dar um pouco mais de significado a vida de muitos e a dignidade que muitos já desconhecem.
     Pare, pense, ame, desapegue-se. Seja solidário! Seja mais humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário