quinta-feira, 19 de maio de 2011

Pau que nasce torto..

      Já parou para pensar em quanto muitas coisas nunca mudam, em como a rotina entra em um circulo vicioso fácil, fácil?
      Parece estranho até pensar assim, mas muitas vezes sinto como se nada valesse sonhar ou esperar nesse mundo, porque parece que jamais vai mudar e que se tem alguma coisa que vai certemente acontecer, não tem o que fazer, então você simplesmente tem que se conformar. É triste pensar assim, eu sei. Não que eu não tenha esperança, não que eu não faça planos e sonhe. A questão aqui é um pouco maior que essa. Não está exatamente no que temos pra fazer e lutar pela própria vida ou história e nem estou falando de uma espécie de destino que já foi formado e não tem como mudar. Estou falando de pessoas.
      A maioria dos momentos em que me indigno é por coisas que aconteceram por culpa de um ser humano infeliz. Claro que catástrofes naturais sempre ocorreram e são muito tristes, porque muitas vezes destroe vidas ou os únicos bens que alguém tinha. Mas a revolta é bem menor do que ver um ser humano simplesmente matando, simplesmente roubando, e simplesmente agindo como se tudo isso fosse normal ou não prejudicasse ninguém. E claro que essa pessoa já deve ter tido sonhos, teve uma vida, uma infância e com certeza terá alguma desculpa de algo que deu errado em sua vida para chegar em tais situações marginais, e obviamente eu não sou ninguém para julga-la e dizer que ela não pode nunca mudar. Eu realmente ainda acredito na mudança das pessoas, apesar de tudo. Mas a questão é: enquanto um assassino ou ladrão ou o que for que ele tenha feito se arrepende e decide mudar, há milhares outros no mundo se formando ou que não pensam em mudar.
      Entretanto, até agora, falei de coisas grandes e situações penosas por lei. Mas e pessoas comuns com desvios pouco relevantes perante a lei, mas que causam pequenos ou até mesmo grandes estragos às pessoas a sua volta? Como uma traição no namoro, casamento ou até mesmo na amizade, no trabalho. Ou quem sabe até aquela pessoa que um dia ficou de porre, jurou nunca mais beber daquele jeito.. Até o próximo final de semana.
      O fato é que as vezes por mais que a gente queira, em nós mesmos, não conseguimos mudar, e muito menos mudamos as pessoas a nossa volta, e creio que nem seja muito saudável querer que as pessoas mudem por você. Mas eu ainda acredito que se cada um buscasse a própria mudança, talvez algo mudasse não só em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário